quarta-feira, 27 de junho de 2012

DO SONHO À REALIDADE




Do Sonho à Realidade!


Historial da 1 ª Edição do Torneio de Futebol 7 - Estudantes da CPLP



Nos Dias 26 e 27 de Maio de 2012 realizou-se, no Estádio Universitário-Lisboa, a Edição do Torneio-Estudantes da CPLP organizado pela Associação de Estudantes da Guiné-Bissau em Lisboa, que inicialmente contou com a participação de seis equipas distribuídas em dois grupos - três equipas por cada grupo.

O Grupo A tinha a equipa anfitriã- AEGBL (Associação de Estudantes da Guiné-Bissau em Lisboa), a equipa de UECL (União de Estudantes Cabo-Verdeanos em Lisboa) e a equipa de AEP (Associação de Estudantes Portugueses).

No Grupo B estavam as seguintes equipas: AEAP (Associação de Estudantes Angolanos em Portugal), AESTL (Associação de Estudantes Santomenses em Lisboa) e AEITN (Associação de Estudantes do Instituto de Tecnologias Náuticas).

No primeiro dia (26-05-2012) foram disputados dois jogos por equipa, onde brotaram os seguintes resultados:

GRUPO A: primeiro e único jogo-- UECL-7 / 0- AEGBL, verificou-se a falta de comparência da equipa de Estudantes Portugueses, o que originou a passagem para a meia-final das equipas de UECL (com 6 pontos- que resultaram de uma vitória e do benefício de 3 pontos por falta de comparência da equipa de AEP) e da AEGBL (com 3 pontos resultantes do beneficio de 3 pontos por falta de comparência da equipa de AEP).

GRUPO B: primeiro jogo--AEAP- 2 / 3- AESTL. No segundo jogo defrontou-se AEITN- 4 / 3- AEAP (os golos da AEITN foram marcados por: Ismael Vaz que bisou- 2 golos, Idelfrides- 1 golo e Edimilson Santos- 1 golo). No Terceiro jogo -- AEITN- 5 / 4- AESTL (do lado de AEITN marcaram: Ismael Vaz- suspeito de sempre- 1 golo, Joelson Tavares- 2 golos e Charlito Silva- 2 golos). Esses resultados determinaram a passagem a meia- final das equipas de AEITN (com 6 pontos) e da AESTL (com 3 pontos), ficou eliminada a equipa de AEAP (com 0 pontos).

No segundo dia (27-05-2012) disputou-se 4 jogos (dois de Meia-Final, um para Terceiro e Quarto Classificado e outro de Final). Na segunda fase o regulamento do torneio manda cruzar o primeiro classificado do Grupo A (UECL) com segundo classificado do Grupo B (AESTL) e segundo classificado do Grupo A (AEGBL) com o primeiro classificado do Grupo B (AEITN).

Voltou-se a verificar mais uma falta de comparência, desta feita, de Estudantes de São-Tomé (AESTL) que se prende com motivos de força maior - facto que originou mais um trabalho extra por parte da comissão organizadora, em ter que repescar a equipa de Estudantes Angolanos conforme rege o regulamento do torneio no seu capítulo VIII, ponto 8.2 - passo a transcrever: ( Uma equipa com duas faltas de comparência será erradicada do torneio. Se a falta de comparência se verificar na segunda fase (meia-final), será repescada a equipa eliminada na primeira fase (fase de qualificação) que ocupou a terceira posição do grupo da equipa que não compareceu, por formas a manter o nível competitivo). Na verdade equipa angolana regressou bem forte e cheio de moral e não custou muito nem demorou tanto a tal repescagem, que ocorreu sensivelmente dentro de 30 minutos.

Completadas as equipas, realizou-se de imediato o primeiro jogo de meia-final entre a UECL – AEAP, Foi um jogo muito bem disputado e com um ritmo acelerado (que exigiu muito dos jogadores de ambas as equipas), no final do primeiro tempo a equipa de Cabo Verde apontou o primeiro golo por intermédio de Fábio Barbosa (um jogador de grandes qualidades técnicas e de rápidas movimentações-um jogador de outro mundo-certamente o melhor do torneio) que fixou resultado em 1 - 0. No segundo tempo a equipa cabo-verdeana apontou o seu segundo golo, alargando a vantagem (2- 0), facto que mereceu a reacção da equipa angolana que encurtou a vantagem, colocando o marcador em (21), poucos minutos depois a equipa cabo-verdeana ampliou o resultado para 3 - 1 e quase no final do segundo tempo Cabo-Verde voltou a marcar fixando o resultado final em  4 - 1 e garantindo assim uma vaga na final. Doutro lado ficou por trás a equipa angolana, foi uma pena – porque na verdade praticaram bom futebol faltou-lhes é um pouco de sorte para contrariar o domínio-carrossel da gigante-UECL ficaram assim à aguardar a disputa do Terceiro e Quarto Classificado.

O segundo jogo da meia-final, foi disputado entre AEGBL AEITN. Logo no início do primeiro tempo AEITN marcou por intermédio do incansável Idelfrides, volvido 13 minutos AEGBL igualou a partida por intermédio do talentoso Lamine Cassamá (). No início do segundo tempo o homem golo e agitador - Kalá (Figo), fugiu aos 3 centrais de AEITN, com umas fintas misteriosas, imparáveis e inteligentes - para fazer um belíssimo golo (o primeiro da conta pessoal e o segundo da equipa de AEGBL), 5 minutos depois, o mister da equipa de AEGBL-Ricardo V.L.C. Silva, despiu as vestes do treinador e saltou para dentro do relvado pra sentenciar o jogo, beneficiou dum passe fenomenal do Kalá (saído duma jogada lateral que passou pelos pés de Laws, Lamine Cassamá e do craque Kabi na Debé) de cara - cara com guarda-redes não hesitou em atirar a bola para o fundo da baliza- fixando o resultado em 3 - 1. Os minutos finais serviram para baixar o ritmo do jogo e manter o resultado até o apito final. Esse resultado garantiu a presença da AEGBL na final. Doutro lado a equipa de AEITN ficou à aguardar o jogo de Terceiro e Quarto Classificado.

Por volta das 13h00min, começou o jogo de e Classificado pondo frente à frente, as equipas de AEAP – AEITN, num jogo onde acusou uma clara desgaste das duas equipas, o que acabou por reduzir o espectáculo e condicionar o ritmo do jogo. A partida findou com uma vitória clara e merecida da equipa de AEITN sobre a equipa de AEAP por 3 - 2 ( os golos da equipa de AEITN foram marcados por: Idelson Santos - 1 golo e Edimilson Santos - 2 golos. Os golos da equipa de AEAP foram apontados por: Danone - 1 golo e Benjamim -1 golo ).

Por volta das 14h30min iniciou a tão esperada Final entre AEGBL – UECL, foi um jogo realmente espantoso em que ambas equipas quiseram assumir o comando do jogo e onde se destacou a forte pressão de AEGBL nas linhas no meio campo quebrando assim o efeito carrossel das habituais jogadas da UECL. Na verdade a UECL sentiu-se desesperado por não conseguir controlar a posse de bola ou seja a equipa de Cabo-Verde demorou em encontrar-se no jogo, mas logo que se encontrou-sensivelmente aos 12 minutos do primeiro tempo, não se fez esperar e apontou o primeiro golo do jogo por intermédio de Jair Marques  (1 - 0). Volvido 7 minutos a equipa da Guiné-Bissau apontou o golo de empate por intermédio de Kalá (Figo) - aquele que é seguramente o melhor golo do torneio (um pontapé de fora de área - à velocidade do tiro de canhão), colocando o marcador em (1 - 1). Passado 4 minutos a AEGBL deu volta ao resultado (já no final do primeiro tempo) de novo com Kalá (Figo) em destaque - ao repetir mais outro pontapé de fora da área - um golo «strong». O primeiro tempo terminou com a vantagem de 2 1  à favor da AEGBL.

O segundo tempo começou com um domínio avassalador da AEGBL que durou escassos minutos, porque UECL voltou a acordar no jogo e igualou a partida por intermédio de Hélio  (2 - 2), depois de 7 minutos o Hélio (um jogador explosivo) voltou a apontar o seu segundo golo, o terceiro da equipa de UECL  , que determinou uma reviravolta no marcador (3 - 2) e que colocou a UECL à beira da conquista do título.

Nos instantes finais, mesmo ao cair do pano, a AEGBL construiu uma jogada mortífera, que começou nos pés de Kabi na Debé, passando pelos pés de Lamine Cassamá (Bá) e, destes, para os pés de Kalá - que mais uma vez se encarregou de atormentar os defesas, deixando-os atrapalhados, fingiu ainda que ia deixar sair a bola pela linha de fundo, os defesas ficaram todos parados, e foi aí que ele chutou (um remate totalmente desenquadrado a baliza) sem chances para guarda-redes de UECL, é na verdade um golo de outro mundo, se quiser – divinal, empatando assim o jogo em 3 - 3 (ou seja o homem-golo e agitador  Kalá fez o seu 3º golo na partida e 4º da conta pessoal no torneio).

O jogo terminou empatado a 3 bolas, seguiu-se imediatamente para a marca de grandes penalidades, em consonância com o estabelecido no ponto X do regulamento do torneio, no capítulo X-Desempates (onde consta o seguinte: 10.1- Em todos os jogos (a eliminar), que terminem empatados o desempate far-se-á recorrendo à marcação de grandes penalidades, não havendo recurso a prolongamento. 10.2- Será realizada uma série de 5 penalidades se subsistir o empate, após o qual haverá um penálti por cada equipa, até se encontrar um vencedor).

O árbitro da partida ordenou a marcação de grandes penalidades (naquela hora as duas equipas depositaram a confiança e fé de ganhar nas mãos dos guarda-redes).

AEGBL na qualidade de Anfitriã deu abertura aos penáltis e abriu marcador por intermédio do Tecnicista e Cérebro Kabi na Debé – que duma forma irrepreensível enganou guarda-redes e atirou para o fundo das redes- foi um penalti dos sonhos, estabeleceu 1 - 0. A UECL bateu para defesa fantástica de guarda-redes de AEGBL-Germano Luís Mendes (Djabel) - que se revelou autêntico super-homem, mantendo 1 - 0.

O segundo penalti de AEGBL foi apontado e desperdiçado por Ricardo V.L.C. Silva – num remate à queima que ainda beijou a travessão. A UECL bateu o segundo penalti sem chances de defesa, igualando o marcador em 1 - 1.

O terceiro penalti de AEGBL foi apontado e desperdiçado por Rui M. Barai (Ruca) – a bola passou ao lado do poste esquerdo da baliza. A UECL apontou e desperdiçou o seu terceiro penalti – penalti esse defendido com  tanta firmeza por Guarda-redes da AEGBL- Germano Luís Mendes (Djabel).   

O quarto penalti de AEGBL foi apontado e desperdiçado por Kalá (Figo) – num remate muito bem colocado que apesar de sair, ainda beijou a travessão. A UECL apontou e desperdiçou o quarto penalti - para uma defesa de outro mundo de guarda-redes de AEGBL-Germano Luís Mendes (Djabel).

O quinto e último penalti da AEGBL foi Apontado duma forma mágica e inteligente por TalentosoLamine Cassamá (Bá) - desigualou o marcador (2 - 1) com um penalti de muita classe. Do lado de UECL foi chamado o capitão (um jogador muito experiente) para executar o penalti, ele atirou de forma estrondosa, mas o Guarda-redes de AEGBL-Germano Luís Mendes (Djabel) levantou o voo e agarrou, da forma soberba, o penalti. Ou seja ele defendeu 4 penaltis-foi uma exibição fascinante que até dá inveja. Foi ele o herói da AEGBL - foi ele o homem determinante, lutou com muita raça e garantiu, à equipa, uma vitória justa e merecida.


A série de 5 penaltis terminou e fixou-se o resultado final em 2 - 1 a favor de AEGBL.


Terminou, em penaltis, a Edição do torneio de futebol 7 Estudantes da CPLP, com a vitória sofrida da Equipa Organizadora – AEGBL.


Seguiu-se o acto da premiação nos seguintes moldes:

Todas as Equipas receberam certificado de participação no torneio.

1 ª Classificado – Associação de Estudantes da Guiné-Bissau em Lisboa (AEGBL) – Recebeu uma Taça e  foi distinguido com um certificado de reconhecimento de Mérito.

2 ª Classificado – União de Estudantes Cabo-Verdeanos em Lisboa (UECL) - Recebeu uma Taça e foi distinguido com um certificado de reconhecimento de Mérito.

3 ª Classificado – Associação de Estudantes de Instituto de Tecnologias Náuticas (AEITN) - Recebeu uma Taça e foi distinguido com um certificado de reconhecimento de Mérito.

A equipa mais Disciplinada – Associação de Estudantes Angolanos em Portugal (AEAP) – Recebeu um Certificado.

Melhor Jogador do Torneio Foi Jogador da Equipa de UECL- Fábio Barbosa – Recebeu uma taça e um certificado de reconhecimento de mérito.

Melhor Marcador do Torneio Foi Jogador da Equipa de AEGBL - Kalá (Fig) – Recebeu uma taça e um certificado de reconhecimento de mérito.

Melhor Guarda-Redes do Torneio Foi Jogador da Equipa de AEGBL Germano Luís Mendes (Djabel) – Recebeu uma taça e um certificado de reconhecimento de mérito.


--------------------------------------------------------------------------

1 ª Classificado = Associação de Estudantes da Guiné-Bissau em Lisboa (AEGBL).



2 ª Classificado = União de Estudantes Cabo-Verdeanos em Lisboa (UECL).



3 ª Classificado = Associação de Estudantes de Instituto de Tecnologias Náuticas (AEITN).



4 ª Classificado = Associação de Estudantes Angolanos em Portugal  (AEAP)


____________________________________________________


5 ª Classificado=Associação de Estudantes Santomenses em Lisboa(AESTL)



















______________________________________________________


Melhor Jogador - Fábio Barbosa




__________________________________________________


Melhor Marcador - Kalá (Figo)






___________________________________________________

Melhor Guarda-Redes - Germano Luís Mendes (Djabel)


____________________________________________________________                

O acto de encerramento e de entrega de trofeus contou com a presença especial do Cônsul da Embaixada da Guiné-Bissau em Lisboa - Dr. M´bala Fernandes, em representação do Sr. Embaixador da República da Guiné-Bissau em Lisboa – Dr. Fali Embalo, que ao usar de palavra lançou um veemente apelo aos jovens de CPLP, no sentido de enveredarem pela fortificação de laços de amizade e chamou atenção para a valorização do desporto. Quem Sofre Vence !



DONE BY: Ricardo Vicente Lima da Costa e Silva.

Sem comentários:

Enviar um comentário